Antônio Henrique Carlan Júnior é Coordenador Geral da OBIA - Celeritas em seu segundo ano consecutivo. Bacharel em Engenharia Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde cursa atualmente o doutorado em Física Teórica com ênfase em feixes de alta energia, área que possui um artigo internacional publicado na conceituada revista Physics of Plasmas. Possui experiência como professor de física em turmas preparatórias para vestibulares militares como ITA, IME, AFA e EsPCEx, em cursos como Elite, Bertoni Med, Spartha e Solução. Possui também experiência em programação científica, com ênfase em cálculo numérico e simulações de sistemas físicos de muitos elementos, experiência direcionada para um projeto pessoal paralelo de educação gratuita, O Prometeu, que tem como foco produção de material didático de fácil entendimento em exatas como gifs e programas interativos.
Daniel Fonseca Lavouras, Diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Invovações (MCTI). Graduado em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Tem experiência na área de divulgação científica, com ênfase em Educação Básica (Ensinos Fundamental e Médio) como professor de Matemática, Física e Astronomia. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação, Olimpíadas do Conhecimento, Edição de Material Didático, Blended Learning, Challenge Based Learning e Plataformas digitais. Criador, co-criador, ou colaborador das seguintes Olimpíadas: Astronomia, Física, Informática, Biologia, Geografia, Medicina, Economia e Matemática.
Felipe Pimentel, professor, psicólogo, coordenador pedagógico do Instituto Vertere, com MBA em Inovação pelo Pacto das universidades UFRGS-PUCRS-UNISINOS e criador e co-criador de várias olimpíadas do conhecimento, entre elas a Sapientia - Olimpíada do Futuro.
Larissa Astrogildo de Freitas possui Doutorado e Mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul na área de Inteligência Computacional, com ênfase em Processamento da Língua Natural, atuando principalmente no tema Ontologias e Análise de Sentimentos. Também possui Graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande e Curso Técnico em Informática pelo Colégio Técnico Industrial Mário Alquati, atual IFRS Rio Grande. Atualmente Professora do CDTec – UFPel e Pesquisadora no Hub de Inovação em Inteligência Artificial.
Luís Lamb é Professor Titular do Instituto de Informática da UFRGS, onde foi Diretor e Pró-Reitor de Pesquisa. É pesquisador em Inteligência Artificial, Computação Neuro-simbólica e Integração entre Raciocínio e Aprendizado. Doutor em Ciência da Computação pelo Imperial College London (2000). Escreveu dois livros na área de computação neuro-simbólica e lógica computacional, além de ter publicado dezenas de artigos em periódicos e nas principais conferências internacionais de Inteligência Artificial. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 1A. Atualmente é Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e Embaixador da Rede MCTI/EMBRAPII de Inteligência Artificial. Tem longa experiência na gestão de ciência, tecnologia e inovação. Liderou a concepção da Aliança para Inovação UFRGS-PUCRS-UNISINOS (2018) e programas de fomento e incentivo à inovação do estado, incluindo: INOVARS, TechFuturo, Startup Lab, ConectaRS, Produtos Premium e a concepção da nova Lei Gaúcha de Inovação (2021), junto à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS.
Paulo André Lima de Castro é engenheiro de computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA - 1997). Tem Mestrado em Engenharia Elétrica (Sistemas Digitais) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP-2003), Doutorado em Engenharia Elétrica (Sistemas Digitais) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP-2009) e Pós-doutorado pelo Brooklyn College of The City University of New York em 2013.
Pier-Giovanni Taranti possui graduação em Graduação em Ciências Navais. (Habil. Eletrônica) pela Escola Naval (1995), mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (2007) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013). Suas linhas de pesquisa e interesses são interoperabilidade de simulações, sistemas multi-agentes, máquina de aprendizado, e ciência de dados. Exerceu diversas funções na Marinha do Brasil, tais como oficial embarcado, comandante de navio, pesquisador e gerente de projetos de desenvolvimento de sistemas. Atualmente é oficial técnico na International Mobile Satellite Organization.
Tiago Primo é um curioso, um acadêmico, um incentivador da inovação disruptiva e inclusiva para educação. Pai do Cusco, da Pafuncia, da Geodésia, da Judith e do WillyKitty. Nas horas vagas, professor adjunto da UFPel, Líder do Laboratório de Criatividade e Inovação para Educação, Integrante do HUB de Inteligência Artificial, Coordenador Adjunto da Comissão Especial em Informática na Educação, Editor Associado da Revista Brasileira de Informática na Educação e Diretor Técnico do Pelotas Parque Tecnológico.
Vinícius Menezes de Oliveira é Engenheiro de Computação (FURG/2008), Mestre em Engenharia Elétrica (UFSC/2001) e Doutor em Controle e Automação (UFRGS/2008). Seus principais interesses de pesquisa são: robótica, sistemas de controle, sistemas inteligentes e interação universidade-empresa. Atualmente é Professor Associado do Centro de Ciências Computacionais - C3 da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e membro da Unidade iTec / FURG EMBRAPII em Robótica, Automação e Ciência de Dados.
Ricardo Matsumura de Araújo é professor na Universidade Federal de Pelotas e fundador e coordenador do H2IA - Hub de Inovação em Inteligência Artificial. Possui mestrado e doutorado em Computação pela UFRGS. É pesquisador de tecnologias de Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial em geral, com ênfase em aprendizado profundo.
Hitoshi Nagano Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1989), e doutorado em Electrical & Computer Engineering - Nagoya Institute of Technology (1996), Japão. Atualmente é professor na FGV/EAESP, socio diretor da NEIT, consultoria em ciência de dados, além de partner da datApto, HR-Tech focada em aumentar a capacidade analítica de empresas que querem desbloquear o potencial do Big Data.
loader